Obra / Arquitetura

Kadu Niemeyer
TORRE EM NATAL
Ano: 2006
Local: Natal
País: Brasil - BRA
Descrição:

 

" É importante - esta é a preocupação de qualquer governante - deixar como lembrança de sua passagem pelo cargo uma obra que a justifique.
Do Prefeito Pereira Passos ficou a Avenida Rio Branco, que construiu, arrasando o morro do Castelo, fazendo uma ligação espetacular entre a zona portuária do Rio e a Avenida Beira Mar. Lembro, apesar de algumas críticas que ainda surgem, os elogios  de Le Corbusier em sua primeira viagem ao Brasil. É claro que a avenida poderia ser diferente e os prédios mais bonitos, mas a coragem do velho prefeito ficou reconhecida para sempre.
Fatos semelhantes vêm ocorrendo por toda parte. Basta lembrar a atuação de Haussman abrindo as grandes avenidas em Paris, ou o exemplo do Ring na Viena do final do século XIX.
Mas nem sempre são com obras de grande porte que se enriquece e se modifica a fisionomia de uma cidade. É sempre o contraste que consegue o efeito desejado, ou qualquer coisa que falta à cidade, que os moradores nunca pensaram possuir e que surge criando um ponto de atração inesperado.
Dizem que o museu que desenhei na entrada de Niterói deu nova vida àquela cidade, levando os que visitam o Rio a estender o seu passeio ate´ Niterói, curiosos de ver o novo museu - o que antes não acontecia.
Esse contraste que uma obra arquitetônica inovadora cria num ambiente mais singelo se repete agora em Natal. Era um local bonito, perto de um rio; no entanto, quando foi construída a torre que projetei, com um restaurante no alto da cobertura, é com novo entusiasmo que os moradores dessa cidade visitam aquele lugar. Todos querem ver o restaurante e, quando possível, levam os visitantes a acompanhá-los, e para eles surge um espetáculo inesperado: a cidade a se estender junto ao rio, bela e acolhedora como nunca a imaginaram.
Lembro, satisfeito, quando o Prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves me procurou, orgulhoso da obra que estava concluindo: "Ah, como é bonito - disse-me ele - ver a cidade do alto, prolongando-se próxima ao rio!" E senti, agradecido, a importância que ele dava ao meu projeto. Já não era apenas a satisfação de ver concluído um trabalho diferente e bem elaborado, mas a alegria de constatar que o povo de Natal, sem distinção de classe, dele iria usufruir.
Foi um desses momentos especiais em que a vida, tão precária, nos permite sorrir um pouco."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.88.