Obra / Arquitetura

CENTRO CULTURAL EM AVILÉS
Ano: 2006
Local: Avilés
País: Espanha
Descrição:

 

"O programa para elaboração do projeto correspondente ao Centro Cultural em Avilés, Principado de Astúrias, previa além do museu e do auditório, um extenso bloco destinado à administração.
E antes mesmo de começar a desenhar, olhando a planta do terreno escolhido, a solução a adotar já aparecia diante de mim como coisa realizada: uma praça ladeada pelo auditório e pelo museu, tendo ao fundo, como a discipliná-los, o extenso bloco da administração.
No auditório, com capacidade para 2.000 pessoas, resolvi adotar uma solução já utilizada no Brasil com o maior sucesso, o palco aberto para a praça, levando ao povo nela reunido espetáculos de dança, música etc.
No museu, o piso intermediário que projetei cobrindo parte do grande salão e criando níveis diferentes vai dar ao interior do edifício um aspecto mais leve e variado, a contrastar com a simplicidade da cúpula projetada.
No prédio da administração, um bloco todo envidraçado sobre pilotis, foram a simplicidade e a flexibilidade interna que procurei atender em primeiro lugar.
E fiquei a imaginar tudo funcionando. Uns no auditório a assistirem ao espetáculo programado, outros a percorrerem as exposições pelo piso intermediário, vendo através dos vazios previstos o grande salão embaixo. E não raro o palco do auditório aberto para a praça e o povo a acompanhar com entusiasmo o espetáculo de música ou de balé, que, do palco iluminado, o auditório lhes oferecia."   *1
 
*1  NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.20