Obra / Arquitetura

Fundação Oscar Niemeyer
AUDITÓRIO E SALÃO DE EXPOSIÇÕES DA FACULDADE CÂNDIDO MENDES
Ano: 2001
Local: Rio de Janeiro
País: Brasil
Descrição:

 

"O local é belíssimo e preservá-lo foi minha maior preocupação. Daí a solução adotada, inscrita no campo de volei abandonado, que, rebaixado 3,50m em relação ao terreno, se adaptava perfeitamente ao programa fixado.
Um auditório para 250 lugares provido de um conjunto de salas, o que permitirá utilizá-lo para a realização de congressos e outros eventos desejáveis.
Dentro desse esquema, os cortes e perspectivas apresentados mostram como a sua arquitetura ficou enriquecida pelas rampas necessárias nele previstas e pela parede curva que, nascendo no pavimento térreo, lhe serve de teto, garantindo-lhe uma característica arquitetônica inteiramente nova.
Para manter todo o conjunto dentro da área fixada, criei duas cúpulas - uma com 20 m de diâmetro e outra com apenas 12 m. Nesta última, funcionando independentemente do auditório, ficaria a exposição permanente sobre a minha obra.
Nunca vi uma solução igual. E esse é, a meu ver, o caminho da verdadeira arquitetura.
P.S.: Nos primeiros estudos previ um auditório para 500 lugares, mas depois, voltando ao local, senti que deveria reduzi-lo - uma questão de escala, que a beleza do local impunha."  *1
 
 
"Duas cúpulas se entrelaçando - uma como auditório, outra como salão de exposições - foi a solução que apresentamos para este projeto."  *2
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. UCM - ante projeto. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer
 
*2 OSCAR Niemeyer, minha arquitetura, 1937-2004. Rio de Janeiro: Revan, 2004. p. 285