Obra / Arquitetura

URBANIZAÇÃO NO GUARUJÁ
Ano: 1967
Local: Guarujá
País: Brasil
Descrição:

"Ao estudar o critério que deveria conduzir esta urbanização, tomamos como ponto inicial a considerar, a conformação do terreno, tão íngreme que corresponde - em média - a uma inclinação de 45º. Basta examinar o loteamento anteriormente projetado, para sentir como é contra-indicado um sistema de ruas e lotes individuais. As primeiras, criam cortes onerosos que desvirtuam a paisagem, os segundos, constituem áreas difíceis de aproveitar e construir e isso, sem levar em conta os problemas de deslizamento que hoje a todos assustam.

Impunha-se, portanto, encontrar uma solução diferente, que evitasse esses inconvenientes, projetando uma única via de contorno nos limites do platô, fixando como ligação entre ela e os blocos de habitação, um processo mecânico adequado.
A solução que propomos é simples, lógica e original, preservando a conformação local e sua extraordinária beleza. A idéia é uma rua circular no alto do platô (cota 85) ligada aos blocos por elevadores inclinados. Para sua realização não existem problemas. Na verdade, funciona como se tratasse de um edifício comum, cujo eixo fosse inclinado paralelamente ao morro.
Com relação à construção desses blocos, a solução tudo justifica. Vejamos: primeiro se construirá arua circular, depois os elevadores inclinados e o pequeno cais, que durante a obra servirão para o transporte de operários e materiais, iniciando-se então, a construção próriamente dita. O platô terá praticamente dois pisos. O inferior, destinado ao estacionamento de todos os carros (1.500) e o supermercado; o segundo, constituirá uma bela esplanada, com três blocos de apartamentos, cinema, restaurante, "playground", creche e escola primária. É um conjunto simples, fácil de promover, porque nunca se realizou coisa igual neste país, garantindo aos seus moradores o conforto e a tranquilidade; a vista esplêndida que o local oferece, dando-lhes a possibilidade de condução terrestre e marítima. No platô ficam as diversões, o comércio para as compras diárias, a escola e a creche. Embaixo, o cais, a piscina natural e os esportes náuticos.
Mas o terreno não se limita a êsse setor, estende-se pela orla marítima, sugerindo outros elementos urbanísticos.
Agora é o pequeno povoado, o clube náutico e o hotel de turismo. O povoado compreende uma série de casas alternadas que se debruçam sobre o mar. São casas pequenas, superpostas, com jardim privativo; brancas e pitorescas como as casas mediterrâneas. Completam essas residências, o cais com seu pequeno e variado comércio e o clube náutico. Próximo a êsse setor fica o hotel e o cassino, providos de todo o confôrto e beleza que a técnica moderna propícia." *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Urbanização da Ilha, SP - [Balneário Santa Fé]. Rio 28.8.67. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer