Obra / Arquitetura

Fundação Oscar NiemeyerFundação Oscar NiemeyerFundação Oscar Niemeyer
COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO - SEDE - 2º PROJETO
Ano: 1981
Local: São Paulo
País: Brasil
Descrição:

"(...) Conforme combinado, reexaminamos o projeto da CESP tendo em vista a nova orientação por V.Sa. estabelecida: 'estudar o assunto tendo em vista que a CESP não mais pretende construir sua sede naquele local, mas sim, aprovar um projeto que facilite sua venda futura'.

Desse exame, chegamos à conclusão que somente o bloco principal poderia ser alterado, pois as construções baixas que o completam e tão bem enriquecem o conjunto, poderão, sem modificação de forma e volume, atender outras atividades.
No bloco principal, sentimos que a disposição dos acessos no centro do bloco, soloução a nosso ver aconselhável ao programa da CESP, não atenderia serviços diferentes, inclusive o escritório paisagem, hoje tão desejável, que reclama área livre, divisível se necessário.
Isso explica o novo bloco que projetamos como variante do projeto primitivo e que se insere harmoniosamente no plano geral estabelecido naquele projeto.
Nesse bloco, o problema estrutural, mais audacioso, foi examinado pelos engenheiros da PROJECTUM, que o dimensionaram, concordando com os sequemas sugeridos: os acessos nas empenas laterais (concreto armado deslizante) e as vigas longitudinais projetadas, que correspondem aos andares técnicos e sobre os quais seriam mantidos os três setores de escritórios.
Essa solução, em parte pré-fabricada, permitiria os dois andares abertos e ajardinados que vão caracterizar o edifício, fazendo-o mais leve, mais integrado na paisagem.
E poderíamos acrescentar que previstos com 10 e 7 mts de altura, eles atenderiam os problemas de incêndio, impedindo sua propagação pelo edifício, garantindo aos que nele vão trabalhar, passagem protegida de um setor para o outro.
Considerando a idéia de que o edifício projetado deverá caracterizar o progresso da arquitetura contemporânea nessa cidade, nele incluímos um sistema de energia solar, que de acordo com o técnico francês que o estudou, atenderia problemas técnicos e econômicos, além de constituir um exemplo, um incentivo, ao uso dessa técnica que, na Europa, começa a ser amplamente utilizada.
 
"Avec cette solution le problème de la climatisation ainsi que pour l'eau chaude, sont resolus.
Le système adoté sera des capteurs solaires à concentration
que alimenteront des groupes frigorifiques à absortio'.(...)"
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. CESP. Rio 5/8/81. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer