Obra / Arquitetura

MEMORIAL ROBERTO SILVEIRA
Ano: 1993
Local: Niterói
País: Brasil
Descrição:

 

"O Memorial representa a pedra que Roberto Silveira nunca esqueceu como coisa importante na sua vida de ser humano e vitorioso líder político. O fogo, o acidente fatal e inesperado."  *1
 
 
"(...) E essa aproximação tão desejada com Niterói se fortalecia quando o Prefeito, Jorge Silveira, me convocou para projetar o Museu de Arte Contemporânea.
O local era surpreendente. E lá está o Museu debruçado sobre o mar, solto no espaço, com suas retas e curvas ascendentes, inserido para sempre na paisagem magnífica. Agora, como para completar minha presença nessa cidade, Jorge Silveira volta a me pedir outro projeto, o Memorial a seu pai, Roberto Silveira, líder trabalhista e ex-governador do Estado do Rio de Janeiro.
E com o mesmo zelo o atendi. Contente de demonstrar como é possível a um arquiteto projetar uma obra ambiciosa e de alta qualidade técnica, como aquele Museu e ao mesmo tempo, coisa menor, mais simples e singela. Lembro-o a me falar do programa: 'Minha idéia é recordar a vida política de meu pai. Seus companheiros, sua luta revolucionária, ligado a Getúlio, Jango e Brizola. Suas preocupações, como o apreço que tinha por uma pedra existente na sua fazenda, acreditando o tivesse guiado pela vida afora. E também, sua morte dramática, envolto em chamas no acidente do helicóptero.
Como às vezes acontece, ao sentar na prancheta para desenhar um projeto, já o tinha resolvido em pensamento. E no caso desse Memorial o imaginava como uma grande pedra, a pedra 'misteriosa' que o impressionava tanto. Mas quando desenhei a perspectiva desse Memorial, aquela pedra branca, destancando-se no azul do mar, os visitantes a subirem a rampa olhando curiosos o painel incêndio/fogo a marcar sua entrada, ai eu senti satisfeito, que uma obra bem concebida fora elaborada."  *2
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. R.S. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.
 
*2 NIEMEYER, Oscar. Memorial a Roberto Silveira = Memorial to Roberto  Silveira.  Architécti, Lisboa, v.5, n.19-20, p.19-20, ago./set./out. 1993.