Obra / Arquitetura

ZOOLÓGICO DE ARGEL
Ano: 1979
Local: Argel
País: Argélia
Descrição:

 

"Um 'Zôo'- ecológico. Quando fui solicitado para projetar esta torre-restaurante, um parque de Argel, o programa enviado estabelecia que o restaurante deveria ser rotativo e criado junto dele um setor de recreação que funcionalmente o justificasse: e como esse setor ficasse ao meu critério e escolha, resolvi optar por um jardim zoológico. Um jardim zoológico diferente, ligado aos problemas ecológicos, ou melhor, à preservação da espécie animal que começa a se desfigurar e desaparecer. Estudei então um 'zôo' integrado num museu de ecologia, pelo qual o público será obrigado a passar, ????? nas fotos e textos apresentados a evolução das espécies e seu triste e progressivo desaparecimento.
E mais, como esse desaparecimento se processa - a maioria provocada pelo homem - quer pela destruição das florestas, quer pela poluição dos mares e rios ou pela caça excessiva, há longos anos multiplicada, sem nenhuma preocupação ecológica. E a vida dos mamíferos, dos peixes e das aves, despertará em muitos um novo e salutar interesse, levando-os a estudar melhor o assunto, esse mundo misterioso dos bichos que Konrad Lorenz procura decifrar e defender.
Assim, depois desse passeio elucidativo, o público penetrará no 'zôo' propriamente dito, vendo os animais selecionados com maior entusiasmo, solidário com os que lutam pela sua preservação.
Pela rua em 'pilotis' que liga o museu ao 'zôo', os visitantes percorrerão todos os seus setores. No dos mamíferos (500 mts diâmetro) a rua passará 5 mts acima do solo e somente essa diferença de altura vai separá-los dos animais, que verão de cima, livres, sem jaulas ou fossas, como a natureza os criou. Na dos pássaros, protegida com tela, a rua penetrará no enorme viveiro (250 mts d.), o mesmo acontecendo no setor dos peixes, onde, submersa, deixará ver pelas suas escotilhas, a vida dos peixes nos seus aspectos mais interessantes.
E o passeio continuará fora do 'zôo' até o restaurante-rotativo e os estacionamentos."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Parque ecológico de Argel: um novo zoo. Módulo, Rio de Janeiro, n.55, p.70-6, set.1979