Obra / Arquitetura

Fundação Oscar NiemeyerMichel MochMichel Moch
HOTEL NACIONAL
Ano: 1968
Local: Rio de Janeiro
País: Brasil
Descrição:

 

"Ao iniciar o estudo dêste projeto, minha preocupaçãofoi preservar o local, a natureza magnífica, a silhueta das montanhas, etc. Daí evitar uma solução mais extensa que cortaria a visibilidade como um muro, preferindo uma construção em altura e a paisagem preservada em suas características naturais e na sua beleza (2). Assim, a solução se encaminhou para uma torre cuja altura o programa estabelece com cêrca de 45 pavimentos.
Será uma torre de vidro, tôda avarandada. Uma expressão da técnica contemporânea.
Nessa torre se distribui o hotel pròpriamente dito; no térreo, o hall, contrôles e portarias; no 1º piso o escritório, do 3º ao 43º os apartamentos e 'suites'; no 44º, o Instituto de Beleza; no 45º, a 'boite' e no último, o terraço e o heliporto.
A idéia inicial foi localizar o comércio apenas no terreno dos fundos, separado do resto pela rua projetada. Agora, reexaminando o problema, sinto nessa solução o comércio por demais isolado, principalmente da praia que deverá atender.
O presente estudo localiza o comércio, ou melhor, o Supermercado, num piso semi-enterrado - diretamente ligado às ruas e à praia. Aí ficam o bar, o retaurante, o boliche, o cinema, as lojas, etc.
É a primeira vez, neste país, um centro dessa natureza é projetado junto à praia, onde justamente, faltam êsses tipos de utilidades e recriações. Com a adoção dêsse partido, incluí no subsolo a garagem para 1.00 carros, prevista anteriormente em altura, o que nos obrigaria a uma estrutura onerosa de 8 andares. Tudo isso nos levou igualmente a ampliar as salas, o restaurante, o bar, os locais de estar, inclusive o setor de Congressos, agora no nível das salas, em situação mais destacada e importante.
Os serviços, cozinha, lavanderia, depósitos, almoxarifado, etc, estão diretamente ligados ao hall de serviço, isto é, aos acessos verticais, sendo que a primeira, anexa ao restaurante e ao bar do pavimento.
Uma ponte liga o hotel à praia."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. HNR. 28.2.68. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.