Obra / Arquitetura

Fundação Oscar NiemeyerMichel MochMichel Moch
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - INSTITUTO DE TEOLOGIA
Ano: 1960
Local: Brasília
País: Brasil
Descrição:

 

"O convento dos dominicanos terá característica arquitetônica diferente - barroca se o desejarem - mas será também simples, sóbrio e recatado. Seus acabamentos respeitará a austeridade necessária - quase tudo de tijolo e concreto aparentes - harminizando-se assim com a filosofia de pobreza e humildade dos que o deverão habitar. Nele será mantido embora num sentido mais amplo e flexível o critério de pre-fabricação adotado na Universidade de Brasília critério que o bloco principal caracteriza com suas colunas-paredes (10x5) recurvadas, sobre os quais se apoiarão as placas nervuradas dos pisos (16x5) por meio de [pisos] de concreto armado. A cobertura, também pré-fabricada, representa elemento independente ao conjunto estrutural.
Na Igreja Conventual prevaleceu porém o aspecto plástico com suas formas imprevistas, visando a iluminação interna e o ambiente de recolhimento e mistério procurado." *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Universidade de Brasília - Instituto de Teologia]. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.